quinta-feira, 3 de junho de 2010

O TEMPO POR X e Y*

*para quem se admira com os mistérios da ampulheta da vida


X: - Você já parou para pensar sobre o tempo?
Y: - Bem... Já. Afinal, quem não? Queria ter o tempo em minhas mãos.
X: - Estava pensando acerca do tempo perdido. Daquilo que poderia ter feito...
Y: - Tempo perdido?!
X: - Sim. Pense na seguinte hipótese: se o tempo perdido pudesse ser encontrado o que ele diria?
Y: - Nada, acho. Ou poderia agradecer ser encontrado. Talvez, falasse de onde estava. Mas onde será que estaria ele?
X: - Perdido! Em algum lugar no passado.
Y: - Visto assim, trata-se, sem dúvida, de um sujeito cabeça dura!
X: - Quem? Eu? O tempo perdido? Ou o passado?
Y: - O passado. Ele se vai sempre e nunca volta. Ficam todos relembrando dele, nostálgicos... As oportunidades que nele se perderam.
X: - Mas, pelo menos, há o presente, aqui, conosco. Sabe de uma coisa? Popular é o futuro! Todos falam dele no presente, e sempre falaram no passado.
Y: - Verdade. Mas o futuro é muito ingrato.
X: - Ingrato? Por que?
Y: - Nunca aparece... Nada sabemos ou temos certeza dele. Portanto, é tudo mera especulação. É impossível dominar o acaso.
X: - Nunca tinha pensado nisso. Mas entendo... Ficamos, aqui, sonhando cheios de esperança... Acho que a resposta é “ter fé”!
Y: - E quem não tiver fé? Eu não tenho fé alguma.
X: - Estará condenado a vagar perdido no tempo. Será sua sina, amigo.
Y: - Coitado de mim, perdido no tempo que pode está perdido no passado...
X: - Mas sempre há o presente. Apenas ele pode nos ajudar.
Y: - De fato, temos apenas o presente! O passado está perdido e o futuro é incerto!

4 comentários:

  1. Realmente temos apenas o presente...uma dadiva que nos foi dado!!E ter fé é sim o caminho...parabéns Negão mais um conto ótimo!!
    Izabelly Dutra

    ResponderExcluir
  2. Isso foi uma das coisas que aprendi ao seu lado :)
    Amo!

    ResponderExcluir
  3. De fato, temos apenas o presente! O passado está perdido e o futuro é incerto!

    Não creio que temos apenas o presente...temos todos os momentos juntos...passado presente futuro...todos incertos...todos! não apenas o futuro! afinal, o que se passou foi de uma maneira incerto e de aprendizado. e tudo fará parte de um ciclo. e mesmo o tempo perido que possamos encontrar..faremos dele algo novo, um novo aprendizado!

    ResponderExcluir
  4. "Todos os dias quando acordo Não tenho mais
    O tempo que passou Mas tenho muito tempo Temos todo o tempo do mundo(...)Somos tão jovens...
    Tão Jovens! Tão Jovens!". -Tempo Perdido-
    Legião Urbana

    ResponderExcluir

 
Web Analytics