quinta-feira, 19 de agosto de 2010

REFLEXÃO

Em momentos diversos de nossa vida, deparamo-nos com o vírus da reflexão. Trata-se de uma patologia humana de cunho avaliativo que, para alguns, pode ter definição naquilo que chamamos de «consciência». Determinados momentos de nossa vida estamos mais susceptíveis a tal sorte. Um deles, sem a mais mínima dúvida, é nosso aniversário. Eis, então, que aqui estou: vitimado pela reflexão.

São trinta e dois invernos somados a trinta e um verões, uma avalanche de emoções, muitos amigos e poucos arrependimentos. Qual o resultado dessa fórmula? Ouso pensar que é, primeiramente, gratidão. Sou grato por tudo que vivi. Pelos momentos de dificuldade que tanto me fortaleceram, pelos prazeres tantos que experimentei, pelos lugares que caminhei, pelos papos que fora joguei, pelas dores que senti, pelos beijos e abraços que presenciei.

Mas é inegável a mim mesmo, ou seja, não consigo me enganar se também, não atribuir a essa fórmula um outro resultado: a amizade. Confundo, sinceramente, amizade e amor dada a força e hipertrofia que aquela apresenta em minha existência. Tento ser amigo, pois o que busco desde cedo é encontrar amigos. Sou amigo de meus familiares, pai e mãe, irmãos e demais. Assim os tenho hoje: grandes amigos. Meu filho é meu melhor amigo, com ele tento viver e sentir o que de melhor posso me permitir. Minha namorada é minha grande amiga. Mas, e meus outros amigos? São do bairro, da infância, do colégio, da faculdade, do handebol, do judô e jiu-jitsu, da noite, da faculdade, do trabalho, enfim, de toda uma vida. São todos irmaõs, consequentemente, tornaram-se família também.

Eis a equação síntese de minha reflexão: gratidão + amizade = felicidade. Estou feliz. Não posso esconder. A gratidão ao Grande Arquiteto pelas amizades que me propicia. Aprendi que é falsa a máxima de que «poucos serão seus amigos numa vida». Pois, um só amigo é muito, um tesouro tão valioso e suficiente que deve ser sempre preservado. Que eu consiga ter a sabedoria de resguardar, fortalecer e vivenciar cada uma de minhas amizades, pois o valor do que possuo é inestimável. Assim, entre vocês, meus amigos, sou feliz e me sinto verdadeiramente amado. Obrigado!

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Considero-me lisonjeado por fazer parte dessas palavras que engrandecem a amizade!!!

    Abraços!

    Daniel Nóbrega

    ResponderExcluir
  3. Texto como sempre impecável, conteúdo riquíssimo. Parabéns pela reflexão sobre a nossa verdadeira fortuna: 1 milhão de amigos!

    Amigos Sempre!

    FC

    ResponderExcluir
  4. Negão, amigos sabem qdo são amigos e qdo os tem!!
    Parabens

    ResponderExcluir
  5. Bispo, nem preciso REFLETIR para dizer que tenho a honra de ser seu amigo.

    Ass: Padre

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana comemorar seu aniversário com um verdadeiro festejo à amizade.E na verdade,se vc prestar atenção, tem certas coisas na vida, que vc não consegue mesmo com dinheiro ou influêcia, mas sim através da amizade. Amizade tem muito haver com solidariedade e veja: poder ser que em uma situação extrema de vida ou morte, por exemplo, o dinheiro não lhe salve , a sua condição social tb não,mas é aí quando se ter um amigo , faz toda a diferença.
    Abraços

    ResponderExcluir

 
Web Analytics